Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"As muitas músicas da música" Axé

Mais um artigo da série "As muitas músicas da música"


 
Axé-music
Por Ramon Vieira
A palavra axé é um termo usado no candomblé e umbanda, que significa energia positiva. Enquanto estilo musical ela é usada para designar as músicas tocadas pelas bandas da Bahia. No entanto, nem toda banda da Bahia produz o Axé, tem-se como exemplo a banda Olodum, que criou um ritmo próprio misturando música latina, reggae e música africana.
O estilo Axé é uma “mistura de ritmos nordestinos, caribenhos e africanos com embalagem pop-rock”. Na década de oitenta o jornalista e crítico musical Hagamenon Brito, anexou à palavra o termo inglês music, com conotação pejorativa, que designaria aquelas músicas dançantes com aspirações internacionais. Com o uso do termo e a ajuda da mídia o ritmo foi se espalhando, e foi ganhando mais espaço com a realização dos carnavais fora de época feitos por todo o país.
Porém, acredita-se que a origem do estilo vem da década de 50, com a invenção do trio elétrico (na época uma Fobica - um Ford 1929) pelos músicos Dodó e Osmar que iniciaram tocando Frevo Pernambucano, com guitarras elétricas (de fabricação própria), denominadas guitarras baianas. Em 1968 Caetano Veloso fez-se fixar o nome do trio elétrico com a música “Atrás do Trio Elétrico”. Logo em seguida Morais Moreira, dos Novos Baianos, subiu ao trio para cantar - até então era apenas instrumental. Paralelamente aos trios elétricos surgiam também os blocos-afro, tais quais Filhos de Gandhi, Badauê, Ilê Ayiê, Muzenza, dentre outros.
Sarajane, Luiz Caldas, Lazzo, Banda Reflexu’s, Cid Guerreiro e Chiclete com Banana, além da cantora Daniela Mercury com o marco “o canto da cidade”; esses, dentre outros, são alguns nomes que ajudaram a espalhar o novo estilo por todo o Brasil. Tempos depois o Olodum recebera um convite para participar da gravação do disco do cantor e compositor norte-americano Paul Simon, intitulado The Rhythm of The Saints.
O tempo foi-se passando e no início da década de 90 o Axé-music entra em declínio em virtude do forte crescimento do pop, mas artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leite ainda resistem no topo dos sucessos eternizando assim o estilo musical brasileiro nascido na Bahia.

Algumas músicas inesquecíveis gravadas por estes artistas, que muitos ainda hoje, devem conhecer.

Ilê Ayê – Gilberto Gil
Eu Sou Negão – Gerônimo
Madagascar Olodum – Banda Reflexu’s
Meia Lua Inteira – Caetano Veloso
O Canto da Cidade – Daniela Mercury
É o Bicho – Ricardo Chaves
Cara Caramba – Chiclete com Banana
Milla – Netinho
A Namorada – Carlinhos Brown
Água Mineral – Timbalada
Mal Acostumado – Araketu




FONTES DE PESQUISA:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), tem por finalidade aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. Além de possibilitar ao futuro professor um contato direto com o seu campo de trabalho. Já Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas), visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de educação superior, além de contribuir para a elevação da qualidade da educação superior, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país, propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes e apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica. Este blog em especial, tem por finalidade publicar, trabalhos, fotos, planos de aula e demais assuntos realcionados à música, todos resultados de trabalhos feitos através do Projetos acima citados. Sinta-se à vontade em nosso Blog!

Os mais visitados!!!