Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Vamos???

Videoconferência gratuita no Sesc Sergipe.

Não precisa inscrição nem nada. E só comparecer. (Legal né? xD)


MUSICA EM CURSO – 2013

Aula 1 - 12/3 14h30 - Profª. Ermelinda

O roteiro terá como base a biografia de Edino Krieger editada pelo SESC Nacional :

- O homem e seu mundo
- O crítico musical
- O produtor musical
- O compositor - com audição comentada de algumas músicas.
- As Bienais de Música Brasileira Contemporânea - a participação como produtor e como compositor

Ermelinda Paz
Professora titular da UFRJ e professora adjunta da UniRio com vasta experiência em publicações, pesquisas acadêmicas e biografias nos campos da educação musical e musicologia. Como pesquisadora foi laureada em seis concursos de pesquisa monográfica. Autora de diversos títulos de referencia para a pedagogia musical, a etnomusicologia e a musicologia com títulos como Villa-Lobos, o educador; 500 canções Brasileiras; As estruturas modais na Música Folclórica Brasileira; Jacob do Bandolim; Pedagogia Musical Brasileira no Século XX; e Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira. Autora de "Edino Krieger - Crítico Produtor Musical e Compositor", obra de referência sobre o compositor que aborda a trajetória profissional do artista e suas múltiplas facetas e dimensões – crítico, produtor musical e compositor.

Aula 2 - 27/3 14h30 - Profª. Katharina

TAMBORES origens, importância e diversidade sonora 

Organologia dos instrumentos musicais (30 min)
Famílias e classificação dos instrumentos, definição dos instrumentos de pele e subcategorias, importância e diversidade dos tambores nas culturas musicais do mundo

Tambores africanos (60 min)
Classificação dos tambores africanos com ênfase na África ocidental e região bantu, sonoridade, importância e diversidade dos tambores nas suas respectivas culturas, uso religioso e cultural, musicas e sonoridades

Tambores brasileiros (90 min)
Classificação dos tambores brasileiros, oriundo das culturas indígenas, europeias e africanas, com ênfase nos tambores de matriz africana, os diversos, tambores nas manifestações tradicionais de matriz africana (jongo, carimbó, samba de roda, tambor de crioula, coco, congada, maracatu, samba de cacete e muitos outros), sonoridade, importância e diversidade dos tambores nas regiões e manifestações locais.

Katharina Döring
Graduação em Educacao Musical e Mestrado em Música (etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia (2002). Desde 2002 é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia para as disciplinas Arte-Educação e Ludicidade. Experiência na área de Educação Musical e Artes, com ênfase na interdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, arte e cultura popular, tradição - contemporaneidade no samba de roda/samba chula, tradições cênico-poético-, musicais de matriz africana. Desenvolveu vários projetos de pesquisa e produção cultural com Culturas Populares: Inventário do Samba de Roda do Recôncavo Baiano em 2004 (IPHAN); Projeto "Toques e Trocas" em 2005 (Petrobras Cultural); Mostra de Samba de Roda do Recôncavo em 2005 (Mercado Cultural); Desde 2007 doutoranda no Doutorado Internacional em Educação (INEDD) - Universidade Siegen (Alemanha); Coordenadora do projeto de pesquisa e produção "Cantador de Chula", aprovado pela Lei Rouanet (2006) e pelo Premio Avon Cultura de Vida (2007); Defesa do Doutorado em Educação na Universidade Siegen (2011); Coordenadora do projeto de extensão "Tradições cênico-poético-musicais do Recôncavo Baiano”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), tem por finalidade aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. Além de possibilitar ao futuro professor um contato direto com o seu campo de trabalho. Já Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas), visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de educação superior, além de contribuir para a elevação da qualidade da educação superior, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país, propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes e apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica. Este blog em especial, tem por finalidade publicar, trabalhos, fotos, planos de aula e demais assuntos realcionados à música, todos resultados de trabalhos feitos através do Projetos acima citados. Sinta-se à vontade em nosso Blog!

Os mais visitados!!!